Programa de Residência Médica do Hospital Evangélico de BH forma sua primeira turma de 2022

Início   »   Programa de Residência Médica do Hospital Evangélico de BH forma sua primeira turma de 2022

Após um período tão incerto, difícil e devastador como tem sido esses últimos dois anos em que a pandemia da Covid-19 deu o tom, uma notícia boa consolou os corações de tantos residentes e seus familiares. Neste último sábado, dia 19, dezenas de profissionais estiveram reunidos no teatro do Instituto Izabela Hendrix para participarem oficialmente da entrega do certificado de residentes a profissionais das seguintes áreas: Anestesiologia, Cirúrgica Básica, Clínica Médica, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Intensiva, Cardiologia, Nefrologia e Urologia.

História da Residência Médica na Instituição

Os programas de Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais são credenciados pelo Ministério da Educação/MEC e pela Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM. Os processos seletivos são feitos anualmente e cada programa tem vagas duração específicas. A concorrência é sempre grande, assim como média para a aprovação. Para se ter uma ideia, o processo seletivo de 2022 contou com 629 inscrições, que apresentam uma nova de corte que poucas instituições têm.

Cerimônia

Para conferir o certificado de formatura aos 17 médicos residentes das clínicas do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, além da presença de formandos e seus familiares estiveram à mesa da solenidade o Exmo. Sr. Euler Borja, presidente da AEBMG; Ilmo. Sr. Rogério Franco Guimarães, Controller da AEBMG; Ilmo. Sr. Dr. Gabriel Assis Lopes do Carmo, coordenador da Comissão de Residência Médica – Coreme do HE; e Ilma. Senhora Adriana Furtado, gestora de Ensino e Pesquisa da AEBMG.

Médica do Coreme reforçou a importância de todos os profissionais se manterem ativos e em absoluta consonância e respeito para com seus pacientes:

“Vocês passaram por tempos duríssimos até aqui em decorrência da pandemia ou mesmo pela sobrecarga física e emocional que todo aprendizado em serviço acarreta. Entretanto, essa jornada está só começando. E muitos desafios virão. Vocês passarão por momentos difíceis, com certeza, mas é na travessia do rio que se forma o caráter verdadeiro do aprendizado, mesmo que vocês passem pelas áreas mais turbulentas desse rio”, disse Gabriel.

“Gostaria de lembrar uma passagem bíblica, onde o povo de Deus estava no deserto vagando por 40 anos em busca da Terra Prometida. Moisés e seu Guia haviam falecido. Nesse contexto, Deus levanta Josué como líder. ‘Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e muito corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares’, proferiu.

Em seguida, Gabriel concluiu: “Meus amigos, é preciso ter atitude na vida. Quem somente observa o vento, nunca semeará; entretanto, mesmo diante de atitudes, cuidado com a vaidade das possessões, a vaidade da sabedoria, a vaidade do trabalho, a vaidade da riqueza dentre outras tantas vaidades. Não coloque o seu coração em nenhuma dessas coisas. Foque em seu paciente e em tudo o que você puder fazer por ele, mesmo tendo apenas duas mãos e todo o sentimento do mundo.”

Ao final, o presidente da AEBMG falou sobre o sacerdócio da medicina e sobre a vocação da Instituição na prestação de serviços a quem mais precisa: “Participar de uma formatura como esta alegra muito o nosso coração: 75 anos de instituição, 75 anos de prestação de serviço à comunidade. Um grupo de médicos que se esforça para transmitir aquilo que se aprende no dia a dia com seus pacientes da melhor maneira possível. Que aprende junto, caminhando com colaboradores de medicina para que juntos transformem pessoas que fazem da vida um sacerdócio. Fazem da vida aquele trabalho para o amor ao próximo. A Associação Evangélica abre as suas portas para aqueles que se dispõem a servir e adorar a Deus como único e eterno Salvador”, discursou o presidente, Euler Borja.

Por: DG Comunicação / Ana Paula Drumond Guerra

Compartilhar esse post