Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
31 2138-8355

Quem Somos

Início  »  Quem Somos

HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTE

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) é uma instituição de saúde mineira, de média e alta complexidade, que destina 75% da sua capacidade de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 25% para pacientes oriundos de convênios e particulares. Além do Hospital Evangélico, as unidades de atendimento de Nefrologia (4), Oftalmologia (2) e Oncologia (1)   ficam na capital, em Contagem e também em Betim, as duas maiores cidades da RMBH.

A unidade hospitalar localizada no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, oferece atendimento em diversas especialidades como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cardiologia, Ortopedia, Urologia e Neurologia entre outras, sendo responsável também pela realização de transplantes renais. Quanto aos serviços complementares, possui laboratórios de Análises Clínicas, Raio-X simples e contrastado, ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, hemodinâmica, endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais

Nossa História

Era o ano de 1946 e a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG) se tornava realidade. Belo Horizonte, prestes a comemorar o seu primeiro cinquentenário, recebia grande volume de pacientes para o tratamento de tuberculose devido ao clima de montanha.  A doença contagiosa atingia grande parcela da população brasileira, com alta taxa de mortalidade.

Como a maioria das instituições de saúde da capital eram católicas, o questionamento sobre a fé ou religião dos pacientes gerava constrangimentos para os evangélicos. Daí veio a necessidade de um local onde as famílias pudessem ser atendidas sem essa restrição. Assim, fundar um Hospital Presbiteriano para Tuberculosos foi o desafio lançado naquele momento.

Em 1947, a Prefeitura doou um terreno no bairro Cruzeiro para a construção do hospital.  A AEBMG e seus sócios iniciaram uma campanha para levantar recursos, visando à construção do Hospital Evangélico Mineiro. Contudo, por questões de topografia, a construção se tornou inviável e a área foi devolvida à Prefeitura.

Com isso, a Associação Evangélica recebeu de volta dois lotes: um na Avenida do Contorno e outro no bairro Serra. No primeiro deles foi construído um Ambulatório. No outro, a primeira parte do Complexo HE, com Bloco Cirúrgico, Enfermaria e Maternidade.

Na época foram montados consultórios médicos e odontológicos na Avenida do Contorno, onde profissionais doaram seu tempo para atender pacientes vindos do interior e da capital.

Com o apoio do Governo Alemão e Austríaco, foi possível investir na construção do hospital geral na Serra, o que estreitou os laços com a comunidade do Aglomerado que se formava ao redor.  Muitos moradores nasceram na Maternidade do HE que funcionou por quase meio século e encerrou suas atividades na década de 90. Muitos funcionários do hospital também nasceram ali e muitas funcionárias deram à luz naquele local.

A população mais carente que chegava à capital mineira em busca de recursos de todos os tipos encontrou no Hospital Evangélico um lugar diferente e acolhedor. Com a missão de servir ao próximo, a instituição abraçou todas essas necessidades. Criou o Lar Cristiana Deslandes (nome dado em homenagem a Dona Cristiana, doadora da casa que abrigava 30 meninas), para crianças em situação de desamparo; um lar de idosos (uma novidade na cidade); e também uma Escola de Enfermagem, que recebia jovens de todos os cantos do país, no sistema de internato. Após concluírem o curso, a maior parte das alunas retornava à sua região de origem, uma vez que a necessidade de pessoas habilitadas na área era enorme no interior.

Hoje, o “servir ao próximo” se expande, impactando mais de 40 municípios mineiros. O HE também é o maior fornecedor SUS de serviços de nefrologia, com mais de 3.500 pacientes em diálise e a Oftalmologia também ocupa espaço de liderança na oferta de serviços para o SUS no Estado. A clínica de Oncologia, em Betim, atende pacientes de 14 municípios da RMBH.

O HE também é o maior serviço do sus em Nefrologia.

Uma das áreas mais importantes na assistência do Hospital Evangélico, é a unidade de transplante de rim. Considerado um procedimento de alta complexidade, é realizado no hospital e conta com mais de 500 pacientes na fila de espera por um rim.

O Instituto Euler Borja (IEB), é uma área dedicada ao Ensino e a Pesquisa que abriga um Conselho de Ética, a Escola de Enfermagem, a Residência Médica, estágios e cursos de especialização.

Além da robusta área assistencial oferecida por aqui, um serviço considerado vital nessa missão é o nosso serviço de Capelania. Presente em todas as nossas unidades, leva aos nossos pacientes, acompanhantes, familiares, alunos e funcionários, o conforto e a esperança em Cristo. Muitos Pastores missionários e voluntários já passaram por aqui ao longo das últimas décadas. 

A respeito dos muitos desafios e dificuldades enfrentadas pelas instituições filantrópicas de saúde, podemos testemunhar o cuidado de Deus, sustentando, provendo e permitindo a expansão do importante serviço prestado pelo Hospital Evangélico para a sociedade mineira.

“Desde a fundação da AEBMG, em 1946, percebemos a graça de Deus continuamente no nosso trabalho diário. Assim, continuamos dedicados a prestar serviços de saúde e educação dando sempre Glórias a Deus por tudo que fazemos. Nossa missão é servir ao próximo, atendendo suas necessidades, como temos disseminado em todas as nossas unidades ao longo dos anos,” reforça o Presidente da AEBMG – Euler Borja.