Hoje, dia 10 de março, é o Dia do Rim. Um dia precioso para se repassar informações como forma de evitar a progressão das doenças renais. Com causas silenciosas e sorrateiras, muitas vezes as pessoas só descobrem o problema quando seus rins já pararam de funcionar. Hipertensão, Diabetes Melllitus, obesidade, sedentarismo, uso frequente de medicamentos, histórico familiar de doença renal ou cardiovascular: todos esses sintomas, se não controlados, podem provocar lesão nos rins. Por outro lado, se a doença renal for descoberta em seus estágios iniciais ela pode ser controlada ou retardada.
O Hospital Evangélico, juntamente com todos os seus Centros de Nefrologia – o maior serviço de hemodiálise do País – leva muito a sério sua vocação: muito além de cuidar dos pacientes, trabalha intensamente para esclarecer à sociedade como controlar essa doença, que é uma endemia no Brasil, uma vez que afeta 10% da população, apresentando taxas crescentes de acometimento.
E como forma de marcar a data, todos os Centros de Nefrologia do HE fizeram hoje ações educativas que atraíram e envolveram a população local. Na Avenida do Contorno, em Venda Nova, em Contagem e em Betim, profissionais técnicos do HE abordaram populares para medir glicose e pressão, fizeram palestras, atividades lúdicas, entregaram panfletos e, com muita atenção e zelo, explicavam detalhadamente a todos como buscar o apoio necessário para o controle dos sintomas e da doença renal em si.
Foi um dia incrível, que marcou profundamente todos os envolvidos. Falamos de tratamento das doenças renais, mas enfatizamos, e muito, algo fundamental: a prevenção!
Veja a seguir como foram as ações em cada um de nossos Centros de Nefrologia!
Centro de Nefrologia da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte
Por: DG Comunicação / Ana Paula Drumond Guerra
Centro de Nefrologia de Venda Nova, em Belo Horizonte
Centro de Nefrologia de Contagem
Centro de Nefrologia de Betim