Hoje é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde. Uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global, com as especificidades de cada país. 🩺
No Brasil, como sabemos, nossa premência ainda é a atenção básica de saúde, com as doenças silenciosas, que, se não tratadas, acabam desenvolvendo patologias mais graves, algumas delas sérias, crônicas e até mesmo irreversíveis.
É sobre isso que o doutor Gabriel Assis Lopes do Carmo, diretor Técnico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte e coordenador da Comissão de Residência Médica-COREME/AEBMG fala hoje para todos nós.
Ele enfatiza que, para o tratamento universal de um paciente é preciso dar atenção aos aspectos biológicos da saúde, mas também aos sintomas psíquicos e emocionais, diretamente ligados a um contexto socioeconômico de cada indivíduo.
Doutor Gabriel ressalta, ainda, a imprescindibilidade de se dar a esses aspectos biológicos da saúde as abordagens de prevenção e promoção da saúde. Sobre isso, o diretor Técnico do HE dá conselhos simples, básicos e importantíssimos.
Dê o play e confira! 🎬Viva a saúde! Viva a qualidade de vida! 🥳
Por: DG Comunicação / Ana Paula Drumond Guerra