Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
31 2138-8355

Diálise Peritoneal pode ser alternativa à hemodiálise. Conheça os casos de Inês e Rayane

Início   »   Diálise Peritoneal pode ser alternativa à hemodiálise. Conheça os casos de Inês e Rayane

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma alternativa à hemodiálise pelos pacientes renais crônicos: é a Diálise Peritoneal. Não são todos os pacientes que podem fazer, devido a diversas condições existentes ou não nas casas dos pacientes.

Mas para aquele que podem, como é o caso da Rayane – que, segundo ele, teve uma falência renal fulminante depois de tomar uma bebida intoxicada – e tambpem o caso de Inês – que, de acordo com seu relato, teve falência renal fulminante após tomar muitos remédios durante um grande período de sua vida -, a Diálise Peritoneal requer a instalação de um cateter da região do peritônio, um pouco abaixo do peito (veja a foto abaixo de Raye), e, ali, são instalados os equipamentos da máquina, que pode funcionar durante a madrugada, permitindo, assim, que o paciente tenha o dia livre e possa até mesmo viajar.

Tanto a máquina quanto todos os insumos necessários são fornecidos gratuitamente pelo SUS e os pacientes dizem que nunca acontece de faltar ou haver entrega, pelo Sistema, de tudo aquilo que eles precisam.

Os pacientes peritoneais precisam, regularmente, de passar por uma avaliação das Unidades de Nefrologia do HE para saber se tudo está correndo bem, mas, fora isso, eles têm vida normal e não precisam se submeter à hemodiálise três vezes por semana, durante quatro horas por dia.

Por outro lado, no caso da Diálise Peritoneal, ela precisa ser feita necessariamente todos os dias, mas no conforto de seu lar ou onde mais quiserem. Veja o caso da Rayane: ela tentou a hemodiáise, não se adequou e optou e hoje vive normalmente com o cateter instalado em seu corpo. Faz a diálise à noite e, pela manhã, já está prontinha para viver seu dia normalmente!
Quer saber mais sobra a Diálise Peritoneal, converse com seu médico meticulosamente, tire todas as dúvidas e, juntamente com ele, faça a melhor escolha para você.

Ah, e não se esqueça: quase todos os pacientes da Peritoneal, assim como os da hemodiálises, são eletivos ao transplante! Assim como muitos pacientes, Rayane está na fila do transplante e não vê a hora de receber um rim capaz de fazer a filtragem do seu sangue!

Rayane, com seu catetér da Diálise Peritoneal: vida praticamente normal

Compartilhar esse post